Intérpretes x Compositores

Um bom intérprete, com competência técnica vocal, pode fazer toda a diferença em uma música. Melhor ainda quando, além de técnica, o intérprete tem um timbre especial e diferenciado, como já escrevi sobre em um post.

Infelizmente, hoje em dia, estamos indo na direção contrária. Cada vez mais o que se tem são intérpretes que só cantam porque usam Autotune nas gravações e, em muitos casos, para piorar, também ao vivo, quando não usam vocais pré-gravados de apoio.

E nesse mundo em que a aparência é mais valorizada que a qualidade de verdade, todo o foco na música recai sobre o intérprete da música, simplesmente se esquecendo de quem a compôs. Por exemplo, se você pesquisa na internet sobre uma música, as referências são sempre somente a quem é o cantor, demandando uma pesquisa mais profunda e, muitas vezes, infrutífera, se você quiser descobrir sobre a composição dela.

Uma das coisas que mais amava quando comprava um disco de vinil novo, ou mesmo um CD depois, era pegar o encarte e ler, para cada música, quem escreveu a letra e quem compôs a melodia. Isso sem contar ler onde o disco tinha sido gravado (tipo, adorava pegar os discos dos anos 80 e ver quando a gravação tinha sido no estúdio Nas Nuvens, que eu sonhava conhecer).

Por isso, acho que, infelizmente, hoje em dia, há uma subvalorização dos compositores, dando a impressão de que tudo da música se deve ao intérprete. Mas, na verdade, há grandes compositores que, muitas vezes, não assumem os vocais de suas músicas, restringindo-se à composição mesmo. E mesmo nos casos em que o compositor também é intérprete, muitas vezes sua composição é interpretada por outros artistas. Um exemplo que me vem à mente é o da belíssima música Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim. Apesar de lindamente interpretada por Ivete Sangalo, a música foi composta pelos incríveis Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle.

Sempre que gosto de uma música, por mais bem interpretada que seja, quero saber quem compôs a música e a letra. E sempre tive dificuldade em conseguir essas informações na internet, nesse mundo sem encartes em discos de vinil ou CD.

Posso até estar atrasado nessa descoberta, mas, essa semana, pensando nisso, resolvi checar se essa informação não estaria disponível no Spotify. E foi com muita alegria que descobri que sim, está disponível!!!! Para quem quiser obter a informação, é fácil. Usando o exemplo da música interpretada pela Ivete Sangalo:

Clicando nos três pontinhos do lado direito, uma das opções que irão aparecer é “Mostrar créditos”:

Clicando ali, são mostradas as informações de quem é o intérprete, quem compôs a música (infelizmente sem informação separada por letra e melodia) e quem foi o produtor. Melhor ainda, a fonte é confiável, normalmente, a própria gravadora.

Obs.: já chequei com quem usa Deezer, e também tem essas informações disponíveis em “Créditos musicais”.

Então, meus problemas basicamente se acabaram. Apesar de continuar sem a informação específica de quem fez a letra e quem fez a melodia, pelo menos ficou fácil conseguir informação confiável sobre os compositores de cada música.

2 comentários

  1. Hudson de Resende Moreira · fevereiro 11, 2023

    Parabéns pela matéria mô kiridu 👏👏👏

    Curtir

Deixe um comentário