Quando mais de um membro do Queen cantam na mesma música

Já é bem conhecido o fato, principalmente desde o filme Bohemian Rhapsody, que os quatro membros do Queen eram compositores, e de mão cheia. Apesar de a maior parte das composições serem do Freddie Mercury e do Brian May, especialmente no início da carreira, os demais membros foram responsáveis por compor grandes sucessos do Queen, como Radio Ga Ga e A Kind of Magic (Roger Taylor) e Another One Bites the Dust e I Want to Break Free (John Deacon).

À exceção do John Deacon, que nunca foi de cantar mesmo, em várias músicas por eles compostas, basicamente até o álbum The Game, o Brian e o Roger assumiram a voz principal da canção, como em 39’, Good Company e Sail Away Sweet Sister (Brian) e The Loser In the End, I’m In Love With My Car e More of That Jazz (Roger).

Mas, neste post, queria falar das músicas do Queen em que, apesar de a voz principal ter sido gravada por um membro do Queen (normalmente o Freddie), algum outro membro da banda cantou um trecho da música, algumas vezes uma pequena linha, em outras vezes um trecho maior da música.

Você saberia dizer em quantas e quais músicas do Queen isso ocorreu?

Antes, para não haver dúvidas, explico alguns critérios que acabei adotando para definir essa lista de músicas. Nessa seleção, eu não considerei:

  • a participação de não-membros do Queen (como John Anthony falando “look out” em “Modern Times Rock’n’Roll” ou David Bowie em “Under Pressure”;
  • trechos cantados por outros membros do Queen em versões diferentes daquelas lançadas na discografia oficial, como o Roger cantando “Yesterday, my life was in ruin…” na gravação de “Doin’ Alright” no “Queen At the BBC”;
  • trechos cantados por outros membros do Queen em versões ao vivo, como Brian cantando “but a cold wind blows…” em “One Vision” ou Roger e Brian fazendo sons de instrumentos com suas vozes em “Dreamer’s Ball”;
  • Roger imitando instrumentos com a voz em “Seaside Rendezvous”;
  • os gritos do Roger em “My Fairy King” e “In the Lap of the Gods”;
  • o “Galileo” do Roger na seção de ópera de “Bohemian Rhapsody”;
  • o “oooooooh” do Brian em “Las Palabras de Amor”;
  • o “don’t lose your head” do Roger em “Don’t Lose Your Head”;
  • Roger apresentando “Freddie Mercury” ou dizendo “look at me” em “The Invisible Man”;
  • falas de outros membros do Queen no final de “Let Me Entertain You”;
  • os vocais nas músicas incidentais que aparecem em “More of That Jazz”;
  • os vocais feitos por mais de um outro membro em conjunto, em resposta ao Freddie, como “ready Freedie” em “Crazy Little Thing Called Love” e “You say black” / “You say bark”, etc, em “Bicycle Race”
  • músicas do álbum “Made In Heaven”, cujos trechos cantados pelo Brian e pelo Roger foram resultado não de uma decisão dos 4 sobre o arranjo da música, mas, sim, uma necessidade, pela falta de vocal do Freddie (“Let Me Live” e “Mother Love”).

Enfim, quis limitar o post àquelas músicas em que, de fato, na versão final do estúdio, a banda optou por colocar um outro membro do Queen cantando alguma parte da letra.

Como era de se esperar, com poucas exceções, normalmente a voz principal é feita pelo Freddie e quem canta um trecho da letra é o compositor da música (Roger ou Brian). Mas, para não estragar, sem mais delongas, aí vão as músicas em que isso ocorre:

1) Keep Yourself Alive

 

2) The March of the Black Queen 

 

3) Fun It

 

4) Rock It (Prime Jive)

 

5) Sail Away Sweet Sister

 

6) Flash’s Theme

 

 7) Flash’s Theme Reprise

 

 8) Who Wants to Live Forever

 

9) I Want It All

 

10) Ride the Wild Wind

 

Sim! Foram 10 vezes, do primeiro, ao último álbum 🙂

Long live our noble Queen!

Deixe um comentário