A alma do ABBA

Acabei de saber que Brian May e Kerry Ellis vão lançar um novo disco, chamado de “Golden Days”. A notícia por si só já é excelente, porque adoro o trabalho dos dois, principalmente pelo Brian, é claro, mais ainda considerando que o novo disco tem novas composições do Brian sozinho e também em parceria com a Kerry Ellis, incluindo a minha queridíssima “The Kissing Me Song”.

Das outras músicas, que são regravações, não entendi muito o sentido de gravarem novamente músicas que já gravaram e lançaram no CD The Candlelight Concerts, a não ser que venham em uma roupagem completamente nova de estúdio (assim espero J)

Mas, o que realmente me chamou a atenção nesta lista de regravações, e que me fez querer escrever este post, foi ver a regravação de “Story of a Heart”, que simplesmente amo! Essa música foi composta pelo Björn Ulvaeus e pelo Benny Andersson, mais conhecidos como os dois “B”s do ABBA. Descobri essa música há alguns anos já e me apaixonei de cara! Isso porque, como muito fã do ABBA, sempre ficava com vontade de ouvir material novo da banda. Mas, como a banda acabou, isso parecia impossível. SQN!

Justamente há alguns anos, descobri que o Benny Andersson (o tecladista do ABBA) continuava na ativa, com uma banda própria, chamada Benny Andersson Orkester (ou Orchestra), ou simplesmente BAO. A banda foi criada por ele em 2001, com mais 16 pessoas (uma orquestra mesmo). O vocal feminino da banda é da Helen Sjöholm, cantora que começou a carreira, inclusive, fazendo papel no musical Chess, composto pelo Benny e pelo Björn.

Apesar de as músicas da BAO serem bem variadas, algumas bem estilo folk (o Benny, aliás, toca acordeão), algumas poucas músicas o Benny fez arranjo totalmente no estilo ABBA. E foi isso que me chamou a atenção. Claro que o ABBA não seria a mesma coisa sem as belíssimas e incomparáveis vozes da Frida e da Agnetha. Mas fica claro que o Benny e o Björn são a alma musical do ABBA, em termos de estilo e arranjo.

Basta ouvir a própria Story of a Heart, fechar os olhos e ver se você não sente aquele som do ABBA de volta à vida….

Outra música totalmente ABBA é a singular 2nd Best to None, lançada em 2009, composta pelo Benny e pelo Bjorn pra ser um jingle do hotel Rival, em Estocolmo, que é do próprio Benny. A música foi gravida pelo staff do hotel e, de novo, é só fechar os olhos e sentir que é o som do ABBA:

Tem, ainda, uma outra música da BAO, chamada You Are My Man, que, embora seja um pouco menos a cara do ABBA, também me lembra a banda e eu amo demais.

Só pra não ser injusto, tem uma música solo gravada pela Frida em 1996, chamada “Även en Blomma” (Mesmo uma Flor), que também amo e me lembra o ABBA, muito mais pelos vocais, claro, do que pelo arranjo. Mas me dá o gosto do ABBA também.

Enfim, essas músicas só seriam melhores se fossem cantadas pela Frida e pela Agnetha. O que, quem sabe, não acontece um dia? Afinal, eles estão preparando uma volta, que ainda não sei muito bem como vai ser. Sei que é algo meio virtual, que um projeto que está sendo feito em parceria com o Simon Fuller, como podem ver nessa matéria.

Eu, como muito fã, que sempre sonhei em ver um show ao vivo do ABBA, estou esperando ansiosamente pra ver o que vem por aí!

Viva o ABBA! E viva o Brian May (sempre), por resgatar essa música fenomenal!

4 comentários

  1. Claudia Falci · março 4, 2017

    Story of the heart parece do ABBA mesmo….

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Pra não dizer que não falo mal do Brian May…. | Piano Branco
  3. Pingback: A volta do ABBA | Piano Branco
  4. Pingback: Eu vi o ABBA ao vivo! | Piano Branco

Deixe um comentário