James Horner (1953-2015)

Soube hoje da triste notícia de que James Horner, excepcional e reconhecido compositor de trilhas sonoras de filmes, faleceu ontem, dia 22 de junho, em um acidente aéreo, aos 61 anos. Uma perda muito grande para quem gosta de músicas que tocam a alma da gente.

Embora as pessoas possam não reconhecer seu nome, certamente já ouviram seu trabalho. Basta citar que ele compôs a trilha sonora de filmes como Apollo 13, Uma Mente Brilhante, Avatar, Coração Valente, Lendas da Paixão e Titanic. Indicado 7 vezes ao Oscar, James Horner ganhou dois, por Titanic e por Avatar. Inclusive, soube da notícia justamente pelo facebook da Sissel, cantora norueguesa que amo e que fez todos os vocais de Titanic (exceto cantar o tema principal, que ficou para Celine Dion).

Embora a trilha sonora de Titanic certamente seja a mais conhecida dele, as trilhas sonoras de Coração Valente e de Lendas da Paixão pra mim são as melhores. Essas duas trilhas são extremamente importantes pra mim. Estranhamente, nem tanto pelos filmes para os quais foram compostas, mas porque sempre gostei muito de ouvir essas trilhas enquanto lia meus livros no ônibus indo para o trabalho. Em especial, me lembro de ler a quadrilogia de As Brumas de Avalon ao som de James Horner.

Mas, além de a trilha sonora inteira destes dois filmes que citei serem lindas, há uma em especial, que pra mim está na lista das músicas mais lindas que já foram compostas no mundo, ever: a canção “The Ludlows”, da trilha de Lendas da Paixão. É impossível não se emocionar ouvindo-a. E esta é uma que tenho orgulho de ter tirado de ouvido no piano e poder tocá-la sempre, viajando dentro de mim enquanto toco.

Para quem quiser ouvir, aí vão os vídeos de “For the Love of a Princess”, a mais linda do filme Coração Valente, e da música “The Ludlows”, a mais perfeita de Lendas da Paixão.

Deixe um comentário