De pai para filho e filha

Domingo é Dia dos Pais. Sei que o normal é todo mundo postar mensagens em homenagem aos pais. Mas, eu preferi selecionar duas músicas que apresentam a perspectiva inversa, músicas feitas de pais para filhos. No caso, como pai de um casal, escolhi uma música de pai para filho e uma música de pai para filha 🙂

São duas músicas que amo e que, apesar de sob óticas bem diferentes, falam sobre o sentimento único de ser pai (ou mãe também, claro). As letras e os vídeos com as músicas estão no final do post.

A primeira é Father to Son, do Queen (alguém tem dúvida que ia ter Queen aqui??). A música foi composta pelo Brian May e faz parte do álbum Queen II (meu preferido). Essa música tem uma história pessoal legal, justamente por causa da paternidade. Assim que soube que seria pai pela primeira vez, postei no finado Orkut as primeiras palavras da letra desta música (“A word in your ear”). Pura e simplesmente isso. Mas, logo depois, o Érico, vocalista da minha banda, Bohemian Queen, me mandou mensagem dizendo que eu ia ser pai. Coisa de fãs :DDDDD

Na minha interpretação, a música fala da responsabilidade de ser pai (“the air you breathe I live to give you” / “I fought with you, fought on your side, long before you were born”), mas, principalmente, fala do conflito de gerações, da dificuldade dos filhos entenderem as preocupações dos pais, o que só vão compreender mais tarde, quando também forem pais (“Funny you don’t hear a single word I say” / “Take this letter that I give you. […] You won’t understand a word that’s in it. But you’ll write it all again before you die”).

A segunda música é Deborah, que, pra mim, é uma das músicas mais lindas já gravadas na história, não só pela melodia, mas talvez principalmente pelo lindíssimo arranjo do Vangelis, principalmente na parte instrumental final da música, que é de chorar.

A música foi composta pelo Jon Anderson para sua filha Deborah (óbvio, só faltava não ser esse o nome dela :D) e é como uma simples resposta a uma carta enviada alguns dias antes por ela ao pai, que estava viajando em turnê (sim, as pessoas mandavam cartas, porque telefone era caro e fixo e não existia internet :D). Pra mim, o conteúdo dessa carta-resposta do Jon Anderson é simples, mas transborda do amor e do carinho lindos dele pela filha (“It’s such a pleasure to see you growing” / “I think of Heaven each time I see you walking there” / “You growing stronger. I can’t believe you. It’s so good to care.”).

A letra também mostra como a gente (pais e mães) se torna dependente dos nossos filhos (“You help me hold on”) e, principalmente, a conexão que existe entre pais e filhos (“Is this your first life? It seems as tho’ you have lived before”).

Então, desejo Feliz Dia dos Pais a todos que o são, de qualquer forma, e, para encerrar, roubo da letra da música do Jon Anderson minha mensagem para os meus filhos:

“So let me tell you how much I love you”!!!

_.

“Father To Son”

A word in your ear, from father to son
hear the words that I say
I fought with you, fought on your side
Long before you were born

Joyful the sound, the word goes around
From father to son, to son

And the voice is so clear, time after time it leeps
Calling you, calling you on
Don’t destroy what you see, your country to be
Just keep on building on the ground that’s been won

Kings will be crowned, the word goes around
From father to son, to son

Take this letter that I give you,
Take it sonny, hold it high
You won’t understand a word that’s in it
But you’ll write it all again before you die
A word in your ear from father to son
Funny you don’t hear a single word I say
But my letter to you, will stay by your side
Through the years till the loneliness is gone
Sing if you will –
But the air you breathe I live to give you

Father to son
Father to, father to, father to son

Joyful the sound, the word goes around
From father to son, to son…

Kings will be crowned, the word goes around
From father to son, to son… ”

Deborah

I read your letter
I got it just the other day
You seem so happy
So funny how time melts away
It’s such a pleasure
To see you growing
And how you’re sending your love
Thru’ the air today

I think of Heaven
Each time I see you walking there
And as you’re walking I think of children
Everywhere
It’s in your star sign
You growing stronger
I can’t believe you
It’s so good to care

Thru’ enchantment – into Sunlight
Angels touched your eyes
Your Highness – Electric – So Surprise

Is this your first life
It seems as tho’ you have lived before
You help me hold on
You have a heart like an open door
You sing so sweetly
My Love adores you
She does, she’s thinking of you
Right now, I know

The summer’s coming
I’ll keep in touch so you’re not alone
Then like a swallow, you’ll fly away
Like birds have flown
So let me tell you
How much I love you
I’d make the songbirds sing
For you again

Well now it’s goodnight
Sweet angel, read this letter well.”

6 comentários

  1. Afonso Celso · agosto 7, 2015

    Vale pros avôs tambem☺️.
    Belo texto e músicas.
    Um abraço

    Curtir

  2. Pingback: De pai para filho e filha 2 | Piano Branco
  3. Adriano · abril 13, 2021

    Deborah é uma linda música do tempo em que existia inspiração para tal.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Kiko / Marcos Imamura · abril 13, 2021

    É, Adriano, infelizmente parece que esses sentimentos têm se perdido no mundo :/

    Curtir

  5. Manuel Pinheiro Guedes · maio 5, 2022

    “A segunda música é Deborah, que, pra mim, é uma das músicas mais lindas já gravadas na história, não só pela melodia, mas talvez principalmente pelo lindíssimo arranjo do Vangelis, principalmente na parte instrumental final da música, que é de chorar.”. A postagem toda é maravilhosa, mas é impressionante como esse trecho que reproduzo no início do meu comentário corresponde exatamente ao que eu penso dessa música. Parabéns pela postagem e pelo blog. Música e sentimento formam uma combinação perfeita.

    Curtido por 1 pessoa

    • Kiko / Marcos Imamura · maio 6, 2022

      Manuel, muito obrigado pelas palavras! Fico feliz que tenha gostado do post e do blog. Deborah é realmente um primor. Acho que não tem como não se arrepiar! Eu tirei a parte final da música no piano e é uma viagem tocar. Emocionante demais! Abraço

      Curtir

Deixe um comentário