Y llegó el Verano!

E, como estava programado, no último dia 16 de setembro foi lançado o novo single da minha queridíssima banda La Oreja de Van Gogh. Diria que, mais uma vez, a espera valeu muito a pena. Desde o lançamento, simplesmente ouço várias vezes a música ao longo do dia. Como havia feito um post falando da espera por este lançamento, resolvi escrever também um post sobre minhas impressões sobre esta música nova, Verano.

A melodia é tipicamente La Oreja, gostosa de ouvir e cativante. Em dois segundos você está cantarolando a música. Do arranjo, achei um pouco eletrônica demais pro meu gosto. Sei que a banda tem diversas músicas que caem um pouco mais pra esse arranjo mais dançante (tipo “La Niña que Llora em tus Fiestas”, “Pop” ou “Bonustrack”), mas eu prefiro quando dá pra ouvir mais a guitarra e menos o teclado. A própria voz da Leire está robotizada demais pro meu gosto e, acho que justamente por causa desse estilo, senti falta das segundas vozes que tanto gosto nas músicas da banda.

Mas, certamente, o que mais gostei da música foi a letra, genial como sempre faz La Oreja. A história na verdade é bem simples. A música fala de alguém que sente falta de um relacionamento que terminou e, no dia do aniversário deste relacionamento, em pleno verão, quer e pede ao ex que eles se encontrem novamente para passarem juntos este dia (“Déjame pasar la noche. Deja que me quede aqui, que hoy es nuestro aniversario y no tengo a donde ir”).

Mas, o grande barato da história é a mudança sutil na letra entre a primeira parte e a segunda. Na primeira vez que canta, ela diz que só quer que eles passem juntos essa noite e que depois vai embora e não volta mais (“celebremos esta noche y te prometo no volver”). Mas, na segunda vez que canta a mesma parte, a promessa de uma noite só e de não voltar mais vira o oposto, e ela já diz que vai pra casa dele e dá a entender que vai pra ficar (“celebremos esta noche y te prometo que yo vengo con una maleta llena de vivir sin ti”), porque viveu infeliz todo esse tempo (“Pero nada en este viaje me ha hecho nunca ser feliz”).

Agora a espera é pelo disco novo, que vai ser lançado dia 4 de novembro e se chamará “El Planeta Imaginario”, nome de um antigo programa infantil que fez parte da infância dos membros da banda. Aparentemente, a escolha pelo nome ocorreu depois que Isao Tomita, músico que fez a versão da música de abertura deste programa, faleceu em maio passado (obs.: gracias a Beatriz Soares pelas explicações sobre o nome do disco).

Então, agora que chegou o verão, o jeito é esperar pelo planeta imaginário!

Deixe um comentário