Música, sentimento e vida

Quando coloquei como subtítulo deste blog “música e sentimento”, não foi por acaso. A música tem um poder único sobre nós, de transmitir emoções e sentimentos, de intensificar o que sentimos ou mesmo de mudar nosso humor, para o bem ou para o mal. E, mais ainda, um ponto fundamental pra mim é que essa capacidade independe da comunicação textual, da letra da música.

Essa discussão da relação entre a linguagem e a música é uma das questões levantadas logo no início de um livro excepcional, que me marcou demais, e que recomendo a todos, chamado Alucinações Musicais (www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12286). O livro foi escrito pelo neurologista Oliver Sacks, que muitos vão se lembrar pelo filme “Tempo de Despertar”, com Robert de Niro (o Oliver Sacks é o médico da vida real retratado no filme). Esse livro trata basicamente da relação entre o cérebro e a música, analisando diversos casos clínicos interessantíssimos (tipo, um cara que se acidentou e, do nada, começou a tocar piano, a relação entre a música e autistas, os casos de pessoas que veem cores distintas conforme a nota musical que ouve).

Mas, independentemente dos casos analisados, a questão primordial levantada pelo livro é justamente por que e como a música consegue fazer a gente sorrir ou chorar, mesmo sem uma letra. É claro que nós nos identificamos e somos tocados pelas letras das músicas, sejam românticas, explosivas, filosóficas, de contestação. Mas, mais do que as letras, o que mexe comigo é a música, o som, a melodia. Eu até me cobro muito pelo fato de que tenho dificuldade em reparar nas letras das músicas, porque a melodia e o arranjo me chamam muito mais a atenção. É essa relação entre música e o que sentimos que pra mim é algo mágico.

E é por essa relação que a música tem essa capacidade de transformar nossa vida. Nesse final de semana, por coincidência, acabei assistindo a um documentário que queria ver há tempos, mas acabei vendo só agora porque descobri que tem no Netflix 🙂 O documentário se chama “Alive Inside” e fala sobre o trabalho desenvolvido por algumas pessoas no sentido de tratar idosos e pessoas com Alzheimer, demência ou mesmo com dificuldades pela idade avançada por meio da música individualizada. Uma das coisas que se menciona no documentário é que, incrivelmente, as partes do cérebro onde ficam registradas as memórias musicais são as menos afetadas ou afetadas mais tardiamente pelo Alzheimer, por exemplo. Com isso, a música demonstra o poder de trazer de volta à tona uma vida perdida dentro dessas pessoas. Pra entender melhor, basta ver esse trailer do documentário:

Mas, recomendo assistir ao documentário na íntegra. Pra quem não tem Netflix, tem no Youtube:

Minha mãe, por exemplo, mesmo já bastante debilitada, vendo os musicais que ela gostava, falava o que estava tocando ou acabava cantando algo, como “Over the Rainbow” quando a gente colocava O Mágico de Oz.

No meu caso, então, quando estiver velhinho, com Alzheimer ou com qualquer dificuldade, pode colocar Queen pra eu ouvir. Acho que eu saio até do coma!

Deixe um comentário