Citações musicais

Quem me conhece sabe que eu adorei o disco novo do ABBA que acabou de ser lançado. Simplesmente ABBA no seu melhor estilo de sempre, mas sem soar velho. Aliás, de fato, à exceção de “Just a Notion”, que é originalmente de 1978 e foi repaginada, as outras são todas músicas novas e inéditas. Não achei nenhuma música ruim no álbum e vale ouvir na íntegra.

Mas, tem um detalhe fenomenal que me inspirou para escrever esse post. Uma pequena referência a uma outra música antiga do ABBA. E isso é algo que eu adoro, essas pequenas citações musicais colocadas no meio de uma música. Não são músicas incidentais. É algo extremamente sutil, bem embutido na música, mas que serve para indicar as referências musicais do autor e, possivelmente, para homenagear essas referências.

Vou comentar nesse post, então, algumas dessas citações musicais que eu adoro.

No novo álbum Voyage, ao final da música Keep An Eye On Dan, há uma pequena citação musical que, diferentemente das outras citações musicais que vou citar, é uma referência ao próprio ABBA. Ouçam:

Reconheceram? Ouçam a original?

Genial, não?

Partindo do ABBA para outro favorito, o Brian May acabou de relançar seu disco Back to the Light, originalmente de 1992. O disco inteiro é perfeito, só músicas excelentes. Em uma das mais rock’n’roll, Brian faz uma citação musical à maior referência do Queen:

Reconheceram? Muito clássica!

Mais uma das minhas favoritas, a banda espanhola La Oreja de Van Gogh, em seu bonus track Tan Guapa, do álbum El Planeta Imaginario, faz uma citação bem sutil a outro gênio. Algumas pessoas poderão até dizer que não foi proposital mas, sabendo do conhecimento musical da banda, duvido que não tenham feito intencionalmente.

Deu pra reconhecer?

Confirmando a admiração pelos Beatles, La Oreja de Van Gogh fez uma bela citação musical ao final da música “La Primera Versión”, do álbum “A Las Cinco em el Astoria”, primeiro disco com a Leire Martinez nos vocais:

Reconheceram?

Vindo para o Brasil, a saudosa Mamonas Assassinas fez várias referências em seu disco de mesmo nome. Mas, a que realmente acho genial é essa, em “Bois Don’t Cry” (cujo nome, aliás, já é uma citação :D):

Clássica, né?

Com certeza tem muitas outras citações musicais perdidas por aí. Quem sabe em outro post.

Deixe um comentário