Wonkavision

Hoje queria falar sobre uma das minhas bandas favoritas e que, pra mim, é a melhor banda que apareceu neste país nos últimos tempos: a gaúcha Wonkavision.

Infelizmente, para aqueles que nunca ouviram falar da banda, saibam que ela já acabou, para a tristeza insuperável de seus fãs (incluindo eu, claro). É realmente triste, especialmente vendo tanta banda e cantor sem graça ou incompetente fazendo sucesso e ganhando dinheiro totalmente sem merecimento. Mas, infelizmente isso acontece e não é de hoje. Com certeza muitos Beatles (tá bom, não Beatles, mas outras coisas boas) simplesmente foram criados e passaram sem deixar marcas na história da música no mundo todo. Da Wonkavision, ficaria feliz se ao menos eles se juntarem de vez em quando para fazer uns shows e tocar as músicas que criaram. Já faria muita gente muuuito feliz.

Pesquisei um pouco e nem mesmo o antigo website da banda está ativo. Mas, dá pra ler um pouco sobre a banda nesta matéria: http://miojoindie.com.br/pequenos-classicos-modernos-31/ . Aliás, a matéria começa com uma frase que define muito bem a Wonkavision: Algumas bandas só precisam de um único trabalho de estúdio para conseguirem registrar seu nome na história da música. Em âmbito nacional o Wonkavision é um desses grupos.”

Mini-resumo, a banda foi formada pelo Will Prestes (vocais, guitarra), Manu Farenzena (vocais, teclados), Kiko Berwanger (bateria) e, originalmente, pela Grazi Badke (vocais, baixo). Depois, com a saída da Grazi, entrou o Gustavo Steffens, que aliás, foi baixista da também gaúcha e infelizmente extinta Video Hits. A banda toca o melhor estilo Powerpop e todas as músicas são muito boas. As mais novas, nunca lançadas oficialmente em um CD, são bem diferentes no estilo, mas igualmente elaboradas e cativantes.

Na minha história, conheci o Wonkavision em 2004, totalmente por acaso. Fui num show no Festival Loud, no Teatro Odisseia, para ver o show da querida Érika Martins (ex-Penélope). Quando o Wonkavision entrou no palco, além de babar nas músicas, fiquei impressionado de ver o pessoal todo cantando as músicas! Gostei tanto da banda que, no meio do show foi lá pro fundo do Teatro pra comprar o CD, porque fiquei com medo de não ter mais depois do show. Quando terminou o show, fui conversar com o pessoal da banda, super gente fina. E, quando cheguei em casa, apesar de ser hiper tarde, ainda ouvi o CD inteiro!

Depois deste, ainda tive a oportunidade de ir a mais alguns shows, no Rio e em São Paulo. Fiz parte da saudosa Wonkalista e conheci muita gente boa através dela e da banda. Enfim, este foi mais um desabafo de um fã que vê a injustiça da boa música que deixa de fazer o sucesso merecido.

Pra quem quiser ouvir as músicas, me parece que o melhor lugar é nesse link do Last.fm: http://www.lastfm.com.br/music/Wonkavision/

Então, só para dar um gostinho e matar as saudades, seguem os vídeos de três das minhas preferidas: O Plano Mudou, Super-Homem e Nanana.


 

Deixe um comentário