As harmonias de Brian May

Há tempos queria escrever esse post sobre essa característica do Brian May. Como ele mesmo já contou, desde adolescente, o Brian era fascinado por harmonias e tentava entender como as diferentes notas e melodias se integravam para compor essas harmonias.

Como tudo em que se envolvia, sua curiosidade e empenho o levou a não só entender muito de harmonias, mas também a compor harmonias incríveis e únicas com sua guitarra, incluindo aquelas que pareciam orquestras completas, como na versão de God Save the Queen.

Mas, as harmonias do Brian na guitarra não precisam ser complexas para serem bonitas. Um excelente exemplo disso são as guitarras gravadas pelo Brian em Bohemian Rhapsody, quando a música volta a ser lenta, após a seção rock’n’roll pós-ópera. Infelizmente, a harmonia dessas guitarras fica um pouco oculta pelos “oooooh yeah, ooooooh yeah” da música. Mas, basta prestar mais atenção que lá estão elas.

Para mostrar a simplicidade e beleza dessa harmonia, aqui vai a primeira guitarra, que toca no canal esquerdo da música:

Agora, a melodia da segunda guitarra, parecida com a primeira, que toca no canal direito da música:

Parecem duas melodias bem simples, não? Mas, agora, ouças as duas combinadas, no devido tempo:

Não é genial? Eu, pelo menos, fico babando só de ouvir esse trecho de Bohemian Rhapsody.

Viva Brian May!