The Fallen Priest ou tseirP nellaF ehT

Em 1988, Freddie Mercury gravou a obra-prima “Barcelona” com a incrível cantora lírica espanhola Montserrat Caballé. Para mim, é um dos poucos discos que considero perfeito, sem uma música ruim. As músicas são lindas, as vozes, então, nem se fala, e os arranjos são primorosos. Aliás, eu gosto mais dos arranjos do álbum original do que da reedição de 2012, feita com uma orquestra real tocando as partes anteriormente gravadas com teclado.

Apesar de só ter música boa, diria que The Fallen Priest é uma das minhas músicas favoritas, tanto pela música do Freddie e do Mike Moran como pela letra do Tim Rice. Nessa música, há um trecho que sempre me chamou atenção, mais pro final da música, em que se percebe, enquanto o Freddie canta “why do I believe in you”, um fundo claramente sendo tocado de trás pra frente, mais ou menos aos 4m52s da música. Aqui está esse trecho:

Interessante é que esse mesmo trecho aparece na música final Overture Picante, que, de certo modo, reúne trechos das diversas músicas do álbum. Mas, em Overture Picante, o trecho tocado de trás pra frente aparece destacado, sem a voz do Freddie cantando na frente, como acontece em The Fallen Priest. Aqui está o trecho como aparece em Overture Picante:

E eu sempre gostei desse trecho, sempre achei interessante. Mas, a vida vai passando e eis que, finalmente, esses dias, ouvindo a música no carro, resolvi colocar a música pra tocar de trás pra frente pra ouvir como é o trecho invertido na música. O trecho é pequeno, mas é muito interessante quando a música tocada ao contrário, de repente, vira o Freddie cantando “God be true” e o instrumental segue em versão “correta”, até inverter de novo:

Enfim, são coisas pequenas, mas que fazem a alegria de um fã intratável do Queen. Espero que curtam também!

Keep Yourself Alive!

Deixe um comentário