Solos estilo Brian May não gravados pelo Brian May

Como não poderia deixar de ser, e como já havia avisado no primeiro post, hoje vou tratar do meu tema preferido: Queen. Apesar de gostar de tudo no Queen e ser fã de todos os membros da banda, não tem como não ter uma queda especial pelos solos de guitarra do Brian May. Isso sem contar o fato de que o cara é gente finíssima (assunto para um outro post, algum dia).

Normalmente, é fácil reconhecer um solo do Brian May, pelo timbre da guitarra, pelo uso dos harmônicos, pelas notas colocadas sem excesso, mas com perfeição. Mesmo pra quem não é fã do Queen ou do Brian May, acho difícil não admirar a beleza de seus solos.

Apesar de ser inconfundível, fato é que, para mim ao menos, há alguns solos que não foram gravados pelo Brian May, mas que pra mim soam totalmente no estilo Brian, e que eu consigo perfeitamente imaginar o próprio tocando. Vou listar 3 destes solos.

Para começar, um solo de uma música gravada pelo Freddie Mercury para o musical Time, de 1986, chamada “In My Defence”. O solo fica ainda mais Brian May por ter a voz do Freddie junto, mas foi gravado, na verdade, por Paul Vincent. É um lindo solo e eu consigo imaginar perfeitamente sendo tocado pelo Brian. Podem perceber a semelhança no timbre da guitarra, na linha melódica e na forma de tocar. Ouçam:

O segundo solo que vou citar também foi gravado pelo mesmo Paul Vincent que gravou “In My Defence” citado acima. Desta vez, porém, o solo é de uma música fenomenal do Freddie e que eu já tive o prazer de tocar ao vivo com a Bohemian Queen no Queen’s Day de 2006: “Man Made Paradise”.

Em “Man Made Paradise”, na verdade, há diversas frases de guitarra ao longo de toda a música, e que, pra mim, já soam como Brian. Mas, é claro, o solo principal é que chama a atenção e, aí, eu vejo novamente o estilo Brian de solar, pelo timbre e pelos overdubs de guitarra, construindo um diálogo perfeito entre as diversas gravações e formando uma combinação harmônica que, na minha opinião, é a cara do Brian. Ouçam:

O terceiro e último solo que vou citar é o da música “Hei Tie”, da cantora finlandesa Maija Vilkkumaa. O solo foi feito pelo guitarrista Mikko Kosonen e, pra mim, soa como Brian principalmente pelas poucas, mas hiper bem colocadas, notas do solo, de arrepiar, além do harmônico no final do solo, muito Brian May. Ouçam:

Enfim, as três músicas que citei são, independentemente do solo, músicas fenomenais, que recomendo que ouçam inteiras.

Bom divertimento!

Deixe um comentário